HERNANI: PERDA SENTIDA

Eu tinha cerca de 19 anos e começava a batalhar na imprensa de Curitiba, quando entrevistei Hernani Donato para o jornal "O Estado do Paraná". Confesso que aquele homem de uma sensibilidade impar me impressionou com seus projetos, suas realizações e suas ideias. Sempre pude acompanhar sua carreira pois morei anos depois quase uma década e meia em São Paulo. Hernani foi diretor da gigantesca Abril e bem mais tarde da Melhoramentos. Em meio a isso seus livros iam sendo publicados e alguns roteirizados por ele próprio para o cinema. Já em 1958 "CHÃO BRUTO" teve sua primeira versão com uma jovem e bela Regina Duarte no elenco. Chão foi refilmado anos depois 1976 com outro elenco.
"SELVA TRÁGICA" estrelado por Reginaldo Farias foi outro filme roteirizado pelo grande Hernani que nos anos seguintes entrou para a Academia Paulista de Letras, aclamado pelos seus pares. A vida continuava. Com a sua Neli e 2 filhas e 1 filho vivia entre Botucatu e São Paulo, sempre comandando algum novo projeto.
Na foto vemos cena de "Selva..." com Reginaldo Farias e Rejane Medeiros. Para não "perder o costume" Hernani ainda ajudou no roteiro do épico "O CAÇADOR DE ESMERALDAS" (foto de cena) nos anos 80.
Nos últimos anos dedicou-se mais ainda à família, nunca abandonando porém os seus sonhos. HERNANI DONATO, um homem cujo falecimento no mês passado foi sentido pelo Brasil cultural inteiro e pelo povo com quem lidou, parentes e amigos. Vai o homem, nunca a sua obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário